A importância das Casas Inteligentes no combate ao Coronavirus

Como a Casa inteligente se transformou na maior aliada no combate a Covid-19?

By GABRIEL ALEXANDER

Antes de mais nada, lutar contra o novo coronavírus exigiu da sociedade uma enorme adaptação, onde a principal forma de evitar o contágio é ficando a maior parte do tempo possível em casa.

No entanto, ficar em casa por mais tempo não significa uma imunidade garantida.

Pois muitos cuidados ainda precisam ser tomados para assegurar que a doença não circule dentro dos lares.

Com isso em pauta, as casas inteligentes passam a ser as maiores aliadas nesse intenso combate, garantindo segurança exclusiva através de adaptações.

Por que devemos nos adaptar?

As adaptações promovidas pelas casas inteligentes no combate ao novo coronavírus evitam o contágio dentro do lar, onde superfícies e objetos compartilhados passam a ser evitados e comandos de voz substituem a necessidade do toque.

Muitas pessoas não tem conhecimento, mas os controles remotos, por exemplo, são os objetos mais contaminados presentes em uma sala de estar. Já que diferentes mãos fazem uso do mesmo.

Estudos realizados pela ABI Research mostram que mais de 141 milhões de aparelhos eletrônicos de controle por voz para casas inteligentes foram movimentados no mercado mundial em 2019.

Além disso, estatísticas apontam que em 2020 a movimentação irá ser 30% maior que o ano anterior.

Principais Adaptações das Casas Inteligentes

A ciência mostrou que a principal forma de contágio do vírus se dá através do contato direto com pessoas infectadas ou em locais que tais pessoas estiveram.

A necessidade em lavar as mãos, usar álcool em gel e tomar medidas de higiene de precaução nunca estiveram tão nítidas.

Pois uma pessoa que vem da rua e esquece de lavar as mãos pode espalhar o vírus pelos locais da casa, como as maçanetas e interruptores.

“Uma casa inteligente significa evitar o contato com essas superfícies, assegurando que nenhum tipo de contágio possa ocorrer dentro de casa.”

Onde todas as funções passam a ser realizadas através do comando por voz.

Ligar a televisão, abrir portas e acender luzes através da voz para evitar o toque com superfícies, é uma garantia unânime de que nenhum vírus possa se espalhar em um lar inteligente.

Contudo, o controle a distância de entradas e saídas também demonstra ser um forte aliado das casas inteligentes no combate ao coronavirus.

Poder controlar quem entra e quem sai da casa sem a necessidade do contato, é tão eficaz para evitar o contágio quanto ficar sob quarentena.

Casas Inteligentes São Promessas de um Futuro Mais Seguro

As medidas que estão sendo projetadas para garantir a segurança das pessoas através das casas inteligentes estão em constante processo de melhoria.

Ou seja, a tecnologia em constante desenvolvimento não irá se abster e sair de cena quando a pandemia do coronavírus chegar ao fim.

As ações tomadas atualmente irão ser as medidas mais plausíveis a serem seguidas a partir de agora. Além do fato de garantir que nenhum outro tipo doença possa se proliferar nas casas inteligentes.

O Que poderá ser implemetado nas casas?

Atualmente, as atitudes de contenção e exclusão do compartilhamento de superfícies são as principais armas das casas inteligentes no combate a Covid.

Portanto, abster-se a essas medidas não é uma opção.

Além do que, o futuro da “Smart home” é promissor e muitas outras armas irão compor o arsenal dessa tecnologia.

  • Controle do Ambiente: uma casa inteligente poderá controlar o seu ambiente, fazendo o ar circular constantemente para evitar a possibilidade de acúmulo de agentes, dissipando-os de forma intermitentes por saídas específicas.
  • Higienização Inteligente: as casas inteligentes poderão realizar constantes limpezas de ambiente na ausência de seus moradores, a fim de garantir um lar limpo ao adentrar a casa.
  • Reminders (Lembretes): diferentemente de despertadores que precisam ser programados, os reminders são mensagens visuais ou por voz que sempre irão alertar sobre as medidas preventivas, como o uso de máscaras ao sair ou o uso do álcool em gel ao entrar.

Essas são algumas perspectivas de como uma smart home pode ajudar no combate ao virus.

Além de demonstrar um empenho sem precedentes em relação a qualquer outro tipo de contágio.

A Tecnologia a Partir de agora

Devido a COVID-19, muitas indústrias foram banidas do mercado no ano de 2020.

Por outro lado, a indústria tecnológica recebeu uma demanda ímpar em tempos de crise.

Investir em tecnologia e em casas inteligentes nunca foi e nunca será um erro, pois os benefícios são variados, como por exemplo a economia.

O novo Coronavirus deixou claro a necessidade de adaptação e precaução que simplesmente obrigou as pessoas a mudarem seus hábitos diários, e dificilmente esse quadro irá mudar a partir de agora.

Logo, o cenário mostra como a tecnologia tem sido a principal engrenagem que continua movendo as rodas de uma sociedade que se adapta cada vez mais.

Pronto para salvar vidas? Visite a nossa loja para adquirir os produtos que vão tornar a sua vida mais segura e inteligente dentro de casa.

Comentários